História de Nossa Escola
Nos últimos anos da monarquia, a situação do ensino havia se modificado muito. A população de São Paulo crescera e multiplicaram-se as escolas, por cidades, vilas e bairros. Havia a necessidade de uma remodelação na organização didática, que começou com a Proclamação da República, quando a situação política permitiu.
Cessada a agitação que terminou com a deposição, em 1891, do primeiro presidente do estado, Américo Brasiliense, e normalizando-se a administração com a eleição de Bernardino de Campos, em agosto de 1892, foi sancionada a lei n°88 que deu o primeiro passo no caminho das reformas.
Essa lei criava um Conselho Superior responsável por todos os assuntos ligados ao ensino no Estado, dividindo-o em distritos escolares, entregues à coordenação de um professor, encarregado da orientação e fiscalização das escolas, trabalho até então de responsabilidade da Câmara Municipal e realizado por leigos.
Em 1893, uma nova lei permitia a esses conselhos a reunião em um só prédio, das diversas escolas de uma mesma localidade.
Nesse ano o professor Júlio César de Oliveira foi nomeado para o 24° distrito, com sede em São Roque, compreendendo os municípios de Araçariguama, Parnaíba, Uma, Cotia e Piedade. Propôs então, a reunião das escolas locais num só prédio, recebendo aprovação do Conselho Superior em 17 de agosto.
Começou a procura pelo prédio adequado. Naquele momento, a cadeia e o fórum mudavam-se para o atual prédio da Marechal Deodoro (então 13 de maio), em que hoje se acha instalada essa escola, vagando outro edifício da mesma rua, onde anteriormente estivera instalada a Santa Casa.
A Câmara Municipal iniciou as reformas nesse local em setembro de 1893, efetuando a pintura e adaptação das instalações para a centralização num só conjunto, das cinco classes de ensino primário existentes na época. Daí o nome “Grupo Escolar”, o primeiro com essa característica a ser instalado no Estado, cuja experiência levou o governo a deliberar no ano seguinte a generalização desse tipo de instituição de ensino para todas as localidades.
Assim, em 3 de novembro de 1893, era inaugurado o Grupo Escolar “Dr. Bernardino de Campos”, que recebeu esse nome em homenagem ao presidente do Estado.
Com isso estudantes de todo o município que antes estavam em seis escolas distribuídas pelo município – Centro, Marmeleiro, Pinheirinhos, Taboão, Sebandilha e Saboó, passaram a freqüentar assim as classes do grupo. Historicamente, a escola é considerada como o primeiro grupo escolar do Estado de São Paulo. Justamente por operar pela primeira vez em todo o Estado, a centralização de todas as unidades primárias de um município num só espaço físico. De tal fato originou-se a qualificação “Grupo Escolar”.
Em 1898, o Presidente da Câmara, Quirino de Aguiar, obteve do governo do Estado à permissão para mudar o Grupo Escolar para o prédio em que se encontra hoje (antiga cadeia pública, e que funcionou por cerca de cinco anos), mediante o aumento na demanda de estudantes do grupo. No início dos nos 60 o velho prédio da Marechal Deodoro não reunia mais condições para sediar o Bernardino. Foi demolido e reconstruído. Assim, no mesmo local, ergueu-se o prédio novo, mais amplo, que até hoje funciona como Escola Municipal de Ensino Fundamental “Dr. Bernardino de Campos”. Funcionando em três períodos.
Reforma do Prédio
O prédio porém construído no final do século XIX necessitava de uma verdadeira reconstrução na década de cinqüenta, reivindicação feita ao governo do Estado ainda na administração do prefeito Lívio Tagliassachi. Em Outubro de 1960 iniciava-se a demolição do velho Grupo Escolar “Dr. Bernardino de Campos”.
Em Junho de 1961, o governo autorizou a verba para a obra e dando para que nenhum aluno ficasse sem aula.
Curiosidades
O primeiro Corpo Docente foi formado pelos professores:
Rita de Almeida Oliveira
Rosalina Martins de Barros
Manoel Villaça
Mariano de Oliveira
Cipriano Rocha Lima
Joaquim da Silveira Santos
Juntamente depois mais ilustres mestres como:
Antonio Arnóbio
Norberto de Barros
Antonio Augusto da Silva Cezar
Tibério Justo da Silva
Joaquim Francisco de Oliveira
José Gomide de Castro
Porfirio Tavares
Dr Bernardino de Campos
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Projeto " Meio Ambiente sempre presente na vida da gente".
Nós fomos ao Sitio Arco-íris.Foi muito divertido.Teve muitas coisas: sala de jogos,parede de escalada,tiramos leite da vaca,trilha,piscina e muito mais.
Foi muito legal!!!!!!!!!
Carol 3ano B
Foi muito legal!!!!!!!!!
Carol 3ano B
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Alfabetização com uso de tecnologias
Tive a oportunidade de observar algumas aulas da professora Rosana na EMEF Bernardino de Campos, com alunos do 1ºAno B, o trabalho foi desenvolvido em forma de projeto de alfabetização, envolvendo parlendas e músicas conhecidas, sendo trabalhados em forma de leitura e escrita, confeccionados livrinhos de leitura, e por final o registro das parlendas com o uso do computador, digitados pelos próprios alunos.
O trabalho teve grande envolvimento dos alunos, pois se tratava de assunto de interesse de todos.
Foram realizadas atividades iniciais de socialização, com conversas a respeito do que seria desenvolvido, colhendo informações dos próprios alunos e pesquisas para casa.
As atividades de classe foram diversificadas: escrita e leitura, preencha lacunas, ilustração, comentários, organização dos textos em tiras com frases, palavras e ou letras, respeitando as hipóteses de leitura e escrita de cada um, sendo utilizando inclusive a mesa alfabeto, para garantir a memorização do aprendizado através da digitação de palavras frases, e pequenos textos.
Por fim, durante a aula de informática foram feitos grupos de quatro alunos com hipótese silábica aproximada, foi então, proposto a escrita das parlendas no computador, sendo digitadas pelos próprios alunos, respeitando a hipótese de escrita do grupo. Foram reescritas parlendas como: Boi da cara preta, corre cutia, e outros, sendo feitas intervenções necessárias pelos professores.
Exemplos de escrita feita pelos alunos
BOLO
PIPOCA
BALAO
REFIGUERANTE
PISA
FOGUEIRA
GABRIELA
GABRIELE
ANA
BOI BOI BOI
BOI DA CARA PRE TA
PAHA ESA MENINA
QU TEC MEDO DE CARETA
VITORIA LEONARDO GABRIELA
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Mensagem de Natal
A professora Glaucia, deixa sua mensagem de natal.http://soundcloud.com/user7805900/audio-recording-on-wednesday-morning
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Alunos do 3ºB entrevistam a diretora da nossa escola sobre o Saresp
.
Nós somos os alunos do 3ano B. Fizemos a entrevista com a dona Ana e a digitamos aqui para vocês lerem.
Entrevista com a diretora Ana Citadini.
Nós somos os alunos do 3ano B. Fizemos a entrevista com a dona Ana e a digitamos aqui para vocês lerem.
Entrevista com a diretora Ana Citadini.
3º ano B- O que é o saresp?
Diretora –Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo.
3Ano B- Para que serve o serve o saresp?
Diretora- Saresp é uma avaliação para verificar o rendimento e aprendizagem dos alunos do estado de São Paulo .
3Ano B-Quando foi inventado o Saresp?
Diretora- Em 1998
3º Ano B -Para que foi inventado o Saresp?
Diretora – Para que os Governantes possam saber como está a aprendizagem nas escolas e para ajudar as que mais precisam .
PARABÉNS AOS 3º E 5º ANOS POR TEREM PARTICIPADO DO SARESP - 2010
Assinar:
Postagens (Atom)