Dr Bernardino de Campos

Dr Bernardino de Campos
Bernardino José de Campos Júnior nasceu na cidade de Pouso Alegre, estado de Minas Gerais a 6 de Setembro de 1841. Filho do Dr. Bernardino José de Campos e de dona Felisbina Rosa Gonzales. Matriculou-se na Faculdade de Direito de São Paulo, em 1859. Em 1863, recebeu o grau de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Em 1878, foi eleito Deputado pela Assembléia Provincial. Era considerado “o amigo verdadeiro do ensino”. Assinou a lei que criava em São Roque o Grupo Escolar Dr. Bernardino de Campos, o primeiro do estado de São Paulo. Faleceu em 18 de janeiro de 1915

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Alfabetização com uso de tecnologias

Tive a oportunidade de observar algumas aulas da professora Rosana na EMEF Bernardino de Campos, com alunos do 1ºAno B, o trabalho foi desenvolvido em forma de projeto de alfabetização, envolvendo parlendas e músicas conhecidas, sendo trabalhados em forma de leitura e escrita, confeccionados livrinhos de leitura, e por final  o registro das parlendas com o uso do computador, digitados pelos próprios alunos.

O trabalho teve grande envolvimento dos alunos, pois se tratava de assunto de interesse de todos.
Foram realizadas atividades iniciais de socialização, com conversas a respeito do que seria desenvolvido, colhendo informações dos próprios alunos e pesquisas para casa.

As atividades de classe foram diversificadas: escrita e leitura, preencha lacunas, ilustração, comentários, organização dos textos em tiras com frases, palavras e ou letras, respeitando as hipóteses de leitura e escrita de cada um, sendo utilizando inclusive a mesa alfabeto, para garantir a memorização do aprendizado através da digitação de palavras frases, e pequenos textos.
Por fim, durante a aula de informática foram feitos grupos de quatro alunos com hipótese silábica aproximada, foi então, proposto a escrita das parlendas no computador, sendo digitadas pelos próprios alunos, respeitando a hipótese de escrita  do grupo. Foram reescritas  parlendas  como: Boi da cara preta, corre cutia, e outros, sendo feitas intervenções necessárias pelos professores.


Exemplos de escrita feita pelos alunos


BOLO
PIPOCA
BALAO
REFIGUERANTE
PISA
FOGUEIRA


    GABRIELA
    GABRIELE
    ANA



BOI   BOI   BOI  

BOI   DA CARA  PRE TA

PAHA ESA MENINA

QU TEC MEDO  DE CARETA



VITORIA   LEONARDO      GABRIELA     

Nenhum comentário:

Postar um comentário